Como planejar uma viagem – Roteiro

VoyaGi - Como planejar uma viagem - Roteiro

Elaborando e organizando um roteiro de viagem! Como faço meu roteiro de viagem?

O Roteiro é uma das partes que eu mais gosto no planejamento da viagem! Sério, eu fico enlouquecida quando começo fazer o roteiro e literalmente passo horas viajando.

VoyaGi - Como planejar uma viagem - Roteiro
VoyaGi – Como planejar uma viagem – Roteiro

Hora de começar a rabiscar o roteiro. Faço uma divisão por dias e cidade(s). Tenho sempre em mãos o(s) endereço(s) da hospedagem(S) para saber o quão longe ou perto ficam os pontos turísticos. Defina quais os pontos turístico que você deseja conhecer e faça duas listinhas. Uma com as atrações imperdíveis e outra com atrações plano B. E mantenha a mente aberta pois ao longo do roteiro irão aparecer muitos outros.

Abra o mapa do destino que você escolheu e insira o endereço da sua hospedagem. em outra aba do navegador em sempre coloco o site oficial de turismo local, para ter certeza que as atrações são verdadeiras.

Dica da Gi: insira sempre que puder o endereço completo com número e código postal.

Pegue sua lista e inclua na rota do mapa alguns dos pontos turísticos selecionados para o trajeto a pé. Desse modo você saberá a exata distancia entre sua hospedagem e os passeio e será preciso utilizar o sistema de transporte público.

VoyaGi - Como planejar uma viagem - Roteiro
VoyaGi – Como planejar uma viagem – Roteiro

A partir da distância que ficam as atrações, vou separando por região os pontos que posso fazer a pé, os que precisarão de transporte, os do norte e os do sul e já vou incluindo nos dias determinados. Importante: deixe o dia de chegada mais livre pois geralmente desembarcamos com fuso horário diferente, idioma e um pouco cansada(o) e perdida(o). O dia de retorno também! Vai que seu voo tem o horário remarcado!

Costumo começar com as atrações mais perto da minha hospedagem ou as mais populares no primeiro dia, para me familiarizar com o local.

Verifique se algumas das atrações, como teatros, museus, shows e jogos esportivos tem data determinada e já as inclua nos dias e a partir delas inclua atrações que fiquem próximas.

Se você é não tem experiencia com viagens, sugiro que separe uma atração grande, tal como um grande museu, por dia. Você não tem ideia de como pode gastar horas em filas e/ou admirando cada detalhe das obras e também da estrutura.

No seu roteiro você deve levar em consideração as paradas para refeições e descanso. Sim, passear cansa! E vai por mim, é melhor se programar. Pessoas com fome e cansadas não aproveitam quase nada do dia.

Você já elegeu uma grande atração no seu dia, agora pode alternar com grandes construções, universidades, igrejas, estação de trem, mercados públicos, shoppings, monumentos, praças e parques para não ficar muito cansativo e você entrar em 07 igrejas no mesmo dia!

VoyaGi - Como planejar uma viagem - Roteiro
VoyaGi – Como planejar uma viagem – Roteiro

Dica da Gi: você está olhando todas essas informações em um mapa! Preste muita atenção na quantidade de km que você consegue fazer em um dia. Se puder não ultrapasse 05km.

Por fim, deixe sempre 01 dia livre para as compras ou para retornar à algum lugar que você amou e esqueceu de tirar foto! Eu normalmente separo o último dia para ter certeza de que eu não esqueci nada!

Até breve. Gi

Um comentário em “Como planejar uma viagem – Roteiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s