Como planejar uma viagem – Erros que podem prejudicar sua viagem

VoyaGi - Como planejar uma viagem - Erros que podem arruinar sua viagem

Dicas para não errar e arruinar a viagem com um mau planejamento!

Bonjour! Só é um bom viajante aquele já cometeu muitos erros nas viagens que fez e adquiriu experiência ou aquele que seguiu à risca dicas de viajantes que cometeram deslizes em algum momento. Se não errar, não tem como aprender, não é mesmo?

Não elaborar um planejamento financeiro adequado. Erro 01.

Não consigo compreender como alguém sai de casa e vai para outro país sem saber quanto vai gastar ou quanto deve levar de dinheiro ou não. Eu sei que existem pessoas que são desapegadas de alguns critérios. Tudo bem eu respeito mas eu não entendo!

Você acaba gastando mais do que poderia e deveria e volta para casa sem saber como vai pagar o cartão de crédito! O ideal é você fazer um orçamento para viagem e ir viajar tranquilamente com as contas pagas!

Não se informar sobre os documentos necessários para a viagem. Erro 02.

Você não pode entrar em um ônibus, avião ou navio simplesmente com a roupa do corpo! Caso ocorra qualquer contratempo no processo da viagem como você irá se identificar? Não dá para sorrir e esperar as coisas acontecerem!(Tô fofa hoje!) Alguns países exigem “visto” para a sua entrada no território! Alguns procedimentos são demorados, e você muitas vezes precisa de deslocar para realizá-los.

Não contratar seguro para a viagem. Erro 03.

Você está lá no seu destino bela(o) e formosa(o) e, de repente, aparece uma dor de dentes, uma forte dor que surge não sei de onde, sua mala não chega junto com você, a pessoa não compreende o seu idioma, você faz o que? Sempre será um transtorno se ocorrer algo ruim e inesperado. Se você pode contratar um seguro (que não é caro!) para resolver as situações complicadas é melhor, não acha?

Deixar as reservas para a última hora. Erro 04.

Vou descrever aqui uma experiência minha. Eu queria muito ir conhecer um lugar específico no Norte da Finlândia. Então, eu fui reservar o hotel. Isso aconteceu no segundo semestre de 2017 e eu queria ir em 2018. E, para a minha surpresa, não havia mais vagas! :o( Precisei planejar e esperar ansiosamente abrir o tarifário de 2018 para enfim comprar a reserva do hotel para 2019. Paguei o valor todo de uma só vez, mas paguei a tarifa de 2018, o que foi muito bom pois a cotação do dólar era menor do que em 2019.

Escolher aleatoriamente os parceiros de viagem. Erro 05.

Agora estou imaginando você me xingando! Gente, o(s) parceiro(s) de viagem é mais importante(s) do que você imagina! Vamos imaginar que você quer ficar de pernas para o ar sentado na praia o dia todo e o parceiro que você escolheu não gosta de ir à praia, e agora? Cada um para o seu lado? Não vejo problema de cada um fazer seu roteiro, mas se você queria ficar sozinho não precisaria ter convidado alguém para ir junto. Outra situação: Deu um problema no quarto que vocês ficariam por conta da lotação total do hotel, vocês precisam dividir a mesma cama e seu parceiro não toma banho antes de dormir! Ecaaaa.

Como planejar uma viagem - Erros que podem prejudicar sua viagem
Como planejar uma viagem – Erros que podem prejudicar sua viagem

Deixar de fazer um roteiro de viagem. Erro 06.

São inúmeras as vantagens de fazer um roteiro. É essencial para todo viajante. O roteiro te ajuda a ter uma noção de quanto você irá gastar, mesmo que parcialmente. Ajuda a saber quantos lugares ou atrações você pode visitar em 1 dia. Você consegue saber se precisará de transporte público para se locomover ou não. Quando chegamos ao nosso destino, há muitas coisas para fazer e conhecer. Se não estabelecermos previamente, acabamos ficando perdidos sem saber o que fazer.

Se você não sabe como elaborar um roteiro. Veja meu post: Como planejar uma viagem – Roteiro.

Deixar de se informar sobre a cultura e costumes locais. Erro 07.

Esse erro pode se tornar um grande problema se você não tiver ciência de onde você está. Já imaginou você e ser presa(o) porque está numa área só para homens. Ou porque está apreciando a sua bebida alcoólica favorita na areia da praia? Vou dividir outra experiência que eu tive na minha ida à Itália, especificamente a Roma. Meu marido fez uma surpresa e contratou um pacote para nos casarmos em Roma. Por conta da surpresa, ele escolheu e comprou 2 vestidos para eu usar na cerimônia. Resumo da ópera: fui xingada verbalmente e “gesticularmente” pelo fiscal da igreja (sim, tem fiscais nas igrejas em Roma). Fiquei apavorada e sem entender que o problema era o meu vestido. O vestido era curto para os padrões daquela igreja e eu não poderia ficar lá dentro com aquela vestimenta! Claro, que o pessoal contratado tratou de tudo e consegui me casar (Ufa!). Todos os países têm regras. O que é habitual aqui no Brasil pode não ser em outro país. Nunca deixe de pesquisar sobre o destino que você escolheu!

Despachar todos seus pertences na bagagem. Erro 08.

Pense na seguinte situação: você chega ao destino e, por algum motivo infeliz, a sua mala que foi despachada NÃO CHEGOU! Ainda fico me perguntando: com tanta tecnologia no mundo atual, como isso ainda acontece? Mas, infelizmente, ocorre bastante e você não pode ficar só com a roupa do corpo caso isso ocorra com você! Sempre leve na bagagem de mão, mala de bordo ou mochila, uma muda de roupas completa para sua segurança e comodidade. Isso também ajuda no caso de seu voo atrasar e você precisar ficar uma ou mais noites em um lugar fora do roteiro e não quiser abrir a mala. Ou se sua roupa ficou molhada ou suja por outras diversas situações que podem ocorrer.

Comprar um voo com muitas escalas ou com escalas longas. Erro 09.

A não ser que seja de propósito e você queira ficar horas naquela cidade ou, então, fazer Stopover, voos longos e várias paradas são sempre muito desgastantes. Normalmente o aeroporto fica longe do centro da cidade e você não terá tempo hábil para fazer um city tour. Subir e descer de avião, encontrar informações do próximo voo, ficar vagando no aeroporto não faz parte de um bom roteiro. Em caso de necessidade e de escalas longas, eu sempre recorro as salas VIPs, que vale a pena.

Colocar muitas roupas na mala. Erro 10.

Não tem porque você sair em férias para uma viagem bacana e levar sua casa nas costas! Arrume um tempinho e monte seus looks para não ter trabalho de escolher todo dia a roupa na viagem.

Se você não sabe como laborar arrumar a mala. Veja meu post: Como planejar uma viagem – Arrumando a mala.

Deixar o dinheiro todo em um único lugar. Erro 11.

Vários países já estão adotando a política de zero papel, ou seja, você só pode comprar mediante pagamento em cartão. O que é excelente do ponto de vista que você não precisa cuidar de um monte de notas e tampouco se preocupar com possível roubo. Mas, por outro lado, há países que não são tão evoluídos tecnologicamente. Por esse motivo, você deve cuidar para não andar na rua com todo seu dinheiro e tampouco deixar ele todo no local de hospedagem. Uma boa alternativa são as doleiras.

Tirar muitas fotos e não ter onde baixar ou espaço suficiente. Erro 12.

Verifique antes da viagem se sua câmera ou celular tem memoria suficiente para a quantidade de fotos que você irá tirar! Leve um cartão de memoria extra ou tenha um backup nas nuvens. Quando estamos em viagem não nos damos conta da enorme quantidade de fotos e vídeos que estamos fazendo. Para não passar nenhum aperto, previna-se!

Trocar o dinheiro no aeroporto/ na rua. Erro 13.

Pode até parecer uma boa mas na maior parte das vezes é uma cilada. As agências de câmbio dos aeroportos e estações de trem sempre são mais caras. E se encontrar pessoas na rua te oferecendo um bom preço pelo cambio, desconfie e fuja! Sempre existirão pessoas de má índole. Prefira ir a um banco local ou uma agência de câmbio credenciada.

Deixar as compras de lembranças para o final. Erro 14.

Esse erro acontece comigo em toda viagem! Já me arrependi muito de ter deixando para “voltar depois”, e, vai por mim, a gente não volta. Se você gostou muito de alguma coisa, compre!

Deixar de comprar atrações antecipadas. Erro 15.

Além de evitar filas enormes, você não correrá o risco de ficar de fora da atração que você gostaria de ver. Muitos museu, shows e atrações são tão concorridos que você precisa agendar com alguns meses de antecedência, como a casa de Anne Frank em Amsterdam. Outros só fazem a venda os ingressos pela internet. Muitos tem desconto para quem compra antecipadamente e pela internet.

Nem tudo sai como o planejado em viagens. Mas se você puder evitar algum transtorno, planeje!

Até breve. Gi

Como planejar uma viagem – Erros que podem prejudicar sua viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s