Viagem à Escandinávia: Suécia. Roteiro de 4 dias na linda Estocolmo. Países Nórdicos.

voyagi stockholm

Oi gente! Vou compartilhar aqui com vocês meu roteiro de 4 dias em Estocolmo, Suécia, e todas as minhas impressões sobre a cidade.

Eu tinha muitas expectativas em conhecer a Suécia pois sempre li sobre a riqueza do país, o alto índice em desenvolvimento humano, a história, a cultura, a tecnologia, a sustentabilidade, a educação e a forte economia. Ou seja, um país de alto nível!

Dia 1 – Chegada em Estocolmo. Chegamos em Estocolmo pelo aeroporto, na parte da manhã, vindos do Brasil. Pegamos o Arlanda Express, um trem rápido que sai de dentro do aeroporto até o centro da cidade. Super fácil de achar, pois tem muitas indicações. Almoçamos em um fast food próximo a Estação de trem e seguimos para o alojamento.

Nós gostamos de utilizar o Airbnb e até agora tivemos experiências maravilhosas! Escolhemos um apartamento em Gamla Stan, cidade velha, lugar incrivelmente encantador e muito perto da praça Stortorget (com as casinhas coloridas) que vemos em todas as fotos de Estocolmo. O único revés é que estávamos com duas malas grandes e essa área está cheia de ladeiras e o calçamento não é adequado para as rodinhas das malas. (#ficaadica Se você se hospedar lá, chegue de carro!)

No primeiro dia, sempre deixo o roteiro mais leve para poder se ambientar com o local e o fuso. Caminhamos por perto no apartamento e fomos ao mercado comprar comidinhas. Adoro ir aos mercados locais e conhecer um pouco mais da vida e do cotidiano da cidade e também provar novos sabores.

Dia 2 – Estocolmo. Pegamos um ônibus e fomos visitar o Palácio Drottningholm. Compramos o Stockholmpass, cartão de atrações e transporte público da cidade, para 3 dias. Ele fica um pouco afastado do centro da cidade e, em novembro, só é aberto para visitação aos finais de semana. O Palácio é listado como Patrimônio da humanidade pela Unesco e é a residência oficial da monarquia sueca.

Chegamos à praça principal de Estocolmo, Kungsträdgården, e ela estava toda linda iluminada com a decoração de Natal! OMG Foi a minha primeira patinação no gelo!!!

Dia 3 – Estocolmo. Pela manhã fomos conhecer a Prefeitura de Estocolmo, Stadshuset, lugar onde é realizado o jantar da cerimônia do prêmio Nobel. (eu havia lido que o prêmio era entregue neste prédio mas no tour guiado nos foi informado que a entrega é realizada em outro prédio).

Elegemos para o almoço o Mercado Saluhall, um lugar repleto de comidinhas e coisinhas para comprarmos e encher a mala na primeira parada! Felizmente, eu tenho um Personal Baggage Police (meu marido) que não me deixa comprar em excesso! hehehe

Seguimos para o Vasamuseet, um museu sobre o navio Vasa que afundou em Estocolmo e, após anos no fundo do mar, foi totalmente restaurado. E o Nordiskamuseet que é o maior museu de história cultural da Suécia. Os dois estavam inclusos no cartão de atrações de cidade.

 Nessa noite, jantamos em um restaurante super legal, caricato, estilo viking que ficava perto do apartamento, Aifur. O lugar é muito agradável, o restaurante fica no subterrâneo, a comida é boa e quando chegamos fomos anunciados! Como a ideia é se sentir como um viking sugiro não pedir o prato que eu pedi pois os talheres são vikings mas o frango não! hehehe (passei trabalho).

Dia 4 – Estocolmo. Como foi o último dia, também deixei o dia livre para comprinhas. Pela manhã, fomos ao Museu do Prêmio Nobel, que fica na Stortorget. Passeamos em frente ao Palácio Real de Estocolmo, Kungliga Slottet, o qual é a residência oficial do Rei da Suécia. É utilizado para fins representativos enquanto exerce suas funções como chefe de Estado e para recepções oficiais. 

Transporte público é super fácil de utilizar. Mas, se você estiver disposto, Estocolmo é uma cidade linda para conhecer caminhando.

Aviso aos que gostam de bebidas alcoólicas! Em Estocolmo não se vende bebidas alcoólicas nos supermercados. O governo tem um controle rigoroso sobre a venda do álcool. Se você quiser mesmo comprar, como eu, vai ter que procurar a única loja que vende que se chama Systembolaget. Quando eu disse procurar é procurar mesmo, pois a única que eu achei ficava no subsolo de uma galeria e não havia nenhuma indicação.

Até breve. Gi

top spot

Café Gråmunken. Melhor Glögi que tomei! Não deixe de comprar uma garrafa de Glögi como souvenir para trazer para casa!

feelings

Visitamos Estocolmo em Novembro de 2019, a temperatura variou entre 7 e 3 graus. A cidade é linda, de fácil comunicação e interação (praticamente todos falam inglês, além do seu idioma). Tem internet wifi em todos os lugares mas, para você se conectar, precisará de um celular que receba Sms. (você faz um cadastro rápido e eles te enviam um Sms com o código para o acesso) O utilização do transporte público é tranquila, mas não foi a mais fácil que já vi. Fiquei confusa várias vezes sobre a direção correta e seguir e não achei claramente informações que me ajudassem. Achei uma cidade cara. Eu já sabia que não era o destino mais em conta mas mesmo assim achei que as atrações são caras, a comida também e que o falar da bebida alcoólica, super caro! A moeda local é a coroa sueca e muitos estabelecimentos não aceitam o papel moeda, o que pode ser um ponto negativo para quem não costuma utilizar o cartão de crédito.

info

A Suécia faz parte do bloco de países chamados Nórdicos, juntamente com a Dinamarca, Noruega, Finlândia, Islândia, as regiões autônomas das Ilhas Faroé,  arquipélago da Aland e da Groenlândia. São países que constituem uma região entre a Europa Setentrional e o Atlântico Norte. Também é considerada parte da Escandinávia, região geográfica e histórica da Europa Setentrional, assim como a Dinamarca e a Noruega.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s