Viagem à Finlândia. Trem noturno, Santa Claus Express. De Helsinque à terra do Papai Noel na Lapônia, Rovaniemi.

Olá! Hoje, por aqui, conto para vocês como foi ir de Helsinque à terra do Papai Noel, Rovaniemi a bordo do Santa Claus Express, um trem noturno.

Já deixei claro aqui o quanto eu gosto de andar de trem, não é mesmo? Mas essa aventura seria um pouco diferente das que eu estou acostumada. São aproximadamente 12 horas de Helsinque até Rovaniemi que fica ao Norte da Finlândia. Seria uma noite no trem. Isso mesmo, dormir no trem! :o) Pensem! É como o pernoite no avião, só que deitado!

Eu já havia andado num trem noturno, mas em poltronas estilo avião. Dessa vez, pedi para o bom velhinho me ajudar, já que iria visitá-lo, e consegui comprar um bilhete para cabine com banheiro privativo. A empresa que faz o trajeto é a companhia finlandesa VR. A compra foi realizada pelo site da empresa que tem versão em inglês, apesar de eu ter demorado um pouco para entender se estava realizando a compra corretamente. Claro que você pode optar pelas poltronas, mas eu queria uma experiência diferente.

Embarcamos às 18h49min na estação central de Helsinque e chegamos às 7h37min na estação de trem de Rovaniemi. Escolhemos uma cabine no deck superior. Esse ponto foi ruim, pois tivemos trabalho apara subir com as malas. Nosso quarto tinham duas camas tipo beliche e um banheiro só nosso. Tinha roupas de cama e banho e água mineral também. Tinha uma mesinha para refeiçoes., espelho atrás da porta e cabideiro para casaco. As malas ficaram conosco dentro da cabine, mas não tem espaço suficiente. Tem uns nichos para colocar a bagagem, mas só consegui colocar minha mala de bordo. Dá para colocar uma mala grande embaixo do beliche. Num dos carros do trem fica o restaurante. Fizemos nossa refeição lá e ficamos surpresos com a comida. Eu pedi espaguetti a la carbonara e meu marido pasta con pollo. Para acompanhar, bebemos cerveja finlandesa Karhu. Estava tudo delicioso.

Foi uma excelente viagem.

Até breve. Gi

top spot

Se você pegar esse trem experimente a cerveja Karhu. A escolha na cabine na parte superior do trem, apesar de ter passado trabalho para subir as malas, foi a melhor escolha pois não tem tanta gente passando para ir até o carro do restaurante. Nossa cabine era Sleeping compartment, Coach 27, Upper deck, Place 215, Lower bed/ Sleeping compartment, Coach 27, Upper deck, Place 216, Upper bed/ Ensuite Shower/Toilet e o preço para duas pessoas foi 108 Euros (ida).

feelings

Visitamos Rovaniemi no início de dezembro de 2019. O trajeto do Santa Claus Express durou aproximadamente 12 horas. Valeu cada centavo, especialmente por termos aproveitado a hospedagem/transporte. O banheiro é apertado. O chuveiro funciona apertando um botão, a água cai durante 1min, depois você tem que apertar de novo. A viagem foi incrível, jantamos, tomamos banho e dormimos deitadinhos.

info

A compra do bilhete só pode ser realizada com antecedência de 3 meses. Para quem está com veículo, a estação de embarque em Helsinque não é a mesma. São 2 horários diários para ida e também para a volta.