Viagem à Finlândia. Roteiro de 3 dias pela terra do Papai Noel, Rovaniemi.

Quando eu escolhi o destino dessa viagem o ponto principal era chegar até a longínqua Rovaniemi. O norte da Finlândia, um destino não muito popular. As pessoas me perguntavam: mas o que você vai fazer na Finlândia? A verdade é que as pessoas não conhecem nada a respeito do país. Muitas vezes pessoas confundiram com a Islândia e por aí vai!

Entendi! Mas por que você decidiu conhecer esse país? Vou te explicar. Eu realmente não sou uma pessoa clichê! Eu gosto de muitos destinos “basiquinhos”, mas o que eu gosto mesmo é de ir onde ninguém vai. Não sei dizer exatamente o que acontece no meu cérebro, mas é parte da minha personalidade. Eu sou uma pessoa enlouquecida pelo Natal (#alokadonatal). Um dia eu vi um vídeo do Alvaro Garnero alimentando Renas em uma cidade da Finlândia e, na hora, eu falei para o meu marido: “Quero ir lá”. Sabe quando você tem brilho nos olhos? Era eu.

Rovaniemi fica ao Norte da Finlândia é denominada como: A terra do papai Noel. E realmente é! É a denominada Lapônia. Não tem como não ser feliz lá! É a Disneyland dos loucos por Natal. Além disso, a probabilidade de assistir ao fenômeno da aurora boreal era grande.

Dia 1 – Rovaniemi. Chegamos a Rovaniemi pela estação de trem super cedo, às 6h da manhã. É uma estação super pequena. Atenção: sempre converse com o Hotel ou hospedagem sobre sua chegada ou saída com uma semana de antecedência. Não é um destino muito turístico então as regras são um pouco diferentes. Sem transfer, pegamos um táxi. Havia vários que já esperavam os turistas desembarcarem do trem. Foi bem tranquilo e ele nos deixou na porta da recepção do Hotel. Eu planejei tanto essa viagem que fiz a reserva do hotel um ano antes da viagem (além da ansiedade, o hotel é bem concorrido). Tudo é como um cenário de filme. Nunca vi tanta neve na minha vida. Felizmente o hotel nos permitiu realizar o check-in cedo. Deixamos nossa bagagem, tomamos café da manhã e fomos descansar. Logo, também almoçamos no Hotel. Na parte da tarde, iniciamos a nossa primeira aventura de inverno. Se é para ver neve tem que ser de pertinho, né! Passamos praticamente a tarde toda no parque Ounasvaara praticando o Cross-Country Skiing. Compramos o passeio com a empresa Lapland Welcome. No pacote, estavam inclusos o traslado de ida e volta até o hotel, roupas e botas especiais, instrutor qualificado, lanche e bebidas quentes. Houve vários tombos, mas que valeram a pena. As paisagens eram lindas e a experiência foi muito legal.

Dia 2 – Rovaniemi. Acordamos com neve nas janelas do quarto. Um cenário cinematográfico. Pela manhã fomos fazer um passeio com a Wild Nordic Finland. Escolhemos o Snow Fun Day Combo para o dia do meu aniversário. Caminhamos até a sede da empresa na Vila do Papai Noel, encontramos nosso instrutor, pegamos as roupas especiais de neve e, após as explicações do instrutor de como funciona o snowmobile, partimos em direção à floresta. Eu dirigi a moto neve pela primeira vez. Fizemos um safári com a moto neve e a primeira parada foi na fazenda de renas. Encontramos a proprietária da fazenda que nos levou até uma cabana típica. Na cabana, havia uma fogueira, biscoitos, bebida quente típica e um vídeo sobre a vida da renas. Foi excelente saber que elas não gostam que toquem em seus cifres. Andamos no trenó puxados pelas renas e retornamos ao safári até a sede da empresa. Ganhamos lá nossa carta de habilitação para conduzir treno de renas! Não é demais? De lá, fomos caminhando até a fazenda dos huskies. Confesso que não curti o passeio no trenó dos cachorrinhos. À tarde foi todinha para passear pela vila do Papai Noel. Encontramos com o dono do pedaço e ele cantou parabéns para mim!!!! Muita felicidade para um dia só. À noite era de festa, então não poderia ser diferente. Festejamos com pizza, vinho e tradição finlandesa. Fizemos um avanto modificado! hahaha Sim, eu tenho provas que eu fiz sauna e depois me joguei na neve! Foi muito legal porque é frio, mas ao mesmo tempo você não sente tanto frio, pois o processo de sair da sauna e se jogar na neve é super rápido.

Dia 3 – Rovaniemi. Dia de organizar as malas para retornar ao Brasil. Tomamos café no hotel e fizemos check-out e deixamos as malas no locker. Voltamos à vila do Papai Noel para aproveitar mais um pouquinho de todo o encantamento desse lugar. A casa do Papai Noel, o correio, a casa da Mamãe Noel, a exata divisão do círculo polar ártico, a loja dos chocolates e todas as lojas com coisas de Natal mereciam ser visitadas duas vezes. Infelizmente, não conseguimos assistir ao fenômeno da Aurora Boreal. Mais um motivo para voltar, não acham? Foram dias inesquecíveis.

Até breve. Gi

top spot

O Hotel Santa’s Igloos Artic Circle em Rovaniemi é encantador. O preço não é nada atrativo, mas vale a pena o presente de aniversário. Se quiser ficar hospedado aqui, faça sua reserva com bastante antecedência.

feelings

Estivemos em Rovaniemi do dia 3 a 5 de dezembro de 2019. Os dias são mais escuros e mais interessantes. A temperatura variou entre 2 a -4 graus, com sensação térmica de -8 graus. Engraçado eu comentar que não é um destino turístico porque é uma cidade totalmente turística, mas eu falo no sentido de não ser conhecida como NY ou Paris. Passamos somente três dias, mas foi o suficiente para querer voltar.

info

O avanto é um ritual típico finlandês. A tradução literal seria: buraco no gelo. Você faz sauna, outra atração típica finlandesa, e em seguida você mergulha nesse buraco no gelo ou se joga na neve.

2 comentários em “Viagem à Finlândia. Roteiro de 3 dias pela terra do Papai Noel, Rovaniemi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s