Enoturismo no Brasil. Visitação e tour pela Vinícola Salton. Vinhos Brasileiros. Vinhos do Sul do Brasil.

Oi gente! Já contei aqui para vocês sobre o meu amor pelos vinhos! Vou compartilhar com vocês o meu tour pela Vinícola Salton que fica no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Se você quer saber mais sobre: Viagem romântica pelo Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul. Viagem de casal e Enoturismo. Roteiro Romântico regado a muito vinho, clique aqui!

Da região do Vêneto, na Itália, para o Brasil, é que começa a história dessa vinícola. A história se inicia como toda as famílias de imigrantes italianos que se instalaram aqui atrás de novas oportunidades, produzindo artesanal e informalmente seus vinhos. Em 1910, a empresa começou a funcionar com cunho empresarial quando os filhos se dedicaram aos negócios do pai com o nome  “Paulo Salton & Irmãos”, na cidade de Bento Gonçalves. Atualmente, a frente a empresa está a quarta geração da família.

A Vinícola tem à disposição para os amantes de vinhos 3 opções de tour: Tour Intenso, Tour gerações e Fascínios da Vindima.

Tour Intenso: Vinhedos, galeria dos 100 anos, Vinificação, Autoclaves, Cave das Bordalesas, Ala Histórica, Caves Subterrâneas, Engarrafamento, Laboratórios, Fachada e relógio solar. O roteiro dura aproximadamente 1h40min e com degustação de 5 rótulos.

Tour gerações: Vinhedos, galeria dos 100 anos, Vinificação, Autoclaves, Cave das Bordalesas, Cave da Evolução e Sala Secreta, Ala Histórica, Caves Subterrâneas, Engarrafamento, Laboratórios, Fachada e relógio solar. O roteiro dura aproximadamente 2h30min, incluindo degustação e harmonização com tábua de frios, na Sala Secreta da Cave de Pedra. São 6 rótulos premium, incluindo um inédito no mercado.

Fascínios da Vindima: atenção, pois essa opção está disponível somente na época da vindima. Verifique datas no site da empresa.

Optamos pelo Tour Gerações e iniciamos conforme o roteiro pelos vinhedos em frente ao lindo prédio principal da empresa. O prédio foi inaugurado em 2016 com o intuito de oferecer ao visitante a experiencia de observar todo o processo de fabricação e finalização dos produtos da empresa. E para ajudar nessa visita, a empresa construiu passarelas aéreas para que os visitantes possam acompanhar a realização do processo de engarrafamento dos produtos. Uma enóloga muito atenciosa e simpática nos acompanhou por toda a visita. Na galeria dos 100 anos, uma grata surpresa: para contar toda a história das gerações da família e também da empresa, a Salton reproduziu os fatos marcantes dessa história em uma pintura no teto da galeria, como se fosse a Capela Cistina deles. Fiquei impressionada com toda a estrutura que organização da Salton. O Tour continuou pela vinificação, autoclaves, caves das bordalesas, ala histórica, cave subterrânea, cave da evolução e sala secreta. Na sala secreta, que fica nas caves de pedras, um ambiente no subterrâneo do prédio, a parte favorita de quem vai fazer um tour desses! Degustamos 6 rótulos da linha premium, incluindo um inédito no mercado nacional, tudo harmonizado com uma deliciosa tábua de frios. Claro que o tour acabou na lojinha. E quem não quer levar para casa o favorito da degustação?

Foi uma tarde muito agradável. E a Salton realmente conseguiu me surpreender. Saí de lá com uma nova impressão da empresa. Ah, e eu descobri nesse tour que o Conhaque Presidente é do grupo Salton (favorito do meu pai)! #chocada Nunca imaginei!

Até breve. Gi

top spot

Além do Conhaque Presidente, gosto muito dos espumantes Séries. Leves e saborosos para o verão.

feelings

Estivemos no Rio Grande do Sul em maio de 2019. Temperatura de outono que variou de 13 a 22 graus. Sabe uma coisa engraçada? Eu me acho um pouco preconceituosa por conta de algumas coisas que eu faço! Por exemplo: sempre olho os vinhos e espumantes da Salton no mercado que costumo fazer minhas compras, mas eu não costumo comprar porque é nacional e também porque vende no mercado! Depois que eu fiz essa visitação, mudei minha atitude.

info

Todas as visitações, cursos e degustação são necessários prévio agendamento.

2 comentários em “Enoturismo no Brasil. Visitação e tour pela Vinícola Salton. Vinhos Brasileiros. Vinhos do Sul do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s