
Bonjour pessoal! Neste blog eu não podia deixar de falar sobre os espumantes. Eles tem um cantinho particular no meu coração. Realmente fiquei chocada em saber que a Chandon tinha uma filial aqui no Brasil! E ninguém me contou não. Eu estava pesquisando e selecionando quais vinícolas eu poderia visitar no tempo em que passaria no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e me deparei com essa maravilhosa informação.
Se você quer saber mais sobre: Viagem romântica pelo Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul. Viagem de casal e Enoturismo. Roteiro Romântico regado a muito vinho, clique aqui!
E não é de hoje que a empresa está na região! Em 1973, a Maison Moët & Chandon apostou tudo na vitivinícola brasileira e inaugurou sua sede Chandon em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. E olha como somos importantes! A Chandon faz parte do grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton, o maior conglomerado de produtos de luxo do mundo e tem somente 6 vinícolas espalhadas no mundo. China, Índia, Austrália, Estados unidos, Argentina e aqui no Brasil.
A vinícola fica na cidade de Garibaldi, bem pertinho do Vale dos Vinhedos que eu tanto comentei por aqui. Agendei a visitação por e-mail e escolhi fazer o tour guiado pela manhã. Antes de ir, verifique os horários de visitação e faça o agendamento pelo site da empresa. A vinícola disponibiliza 3 opções de tour para os visitantes: Visitação com degustação, Degustação e a Loja. Mas, quem vai até a Chandon e não degusta nenhum espumante, não está muito bem da cabeça, não é mesmo? hahaha
Assim que entramos no espaço que dá acesso ao prédio principal, já avistamos os vinhedos e um lindo deck com bancos, cenário super legal para fazer fotos. Já no prédio, outro deck com um espaço um pouco menor para sentar e apreciar a paisagem degustando um delicioso espumante. Eu escolhi fazer a visitação com degustação. Fomos acompanhados por uma especialista da Chandon que nos levou por toda a adega, nos instruiu com a história da empresa, o processo de viticultura e a elaboração dos espumantes. Fizemos uma parada para degustação em um tanque de pressão (foto abaixo). Depois passamos pelas etapas de engarrafamento e rotulagem dos produtos.
Finalizamos a visitação na área comercial (lojinha) da Chandon com uma degustação técnica dos 6 espumantes e preciosas informações de como harmonizá-los. Nos vinhedos da empresa são cultivadas variedades nobres das cepas Chardonnay e Pinot Noir, a partir de mudas importadas da França e lá aclimatadas. O Riesling Itálico, já cultivado na região, foi melhorado e incorporado às assemblagens. A visitação com degustação levou em torno de 1 hora e, o melhor de tudo, é que todo esse tour é cortesia. Isso mesmo! Você não paga nada para conhecer e degustar os maravilhosos espumantes da Chandon. Já sou uma #ChandonLovers!
Até breve. Gi
Para saber mais sobre o Tour Gerações na Vinícola Salton, clique aqui!

top spot
A Chandon Passion conquistou meu coração. Bem refrescante para apreciar naqueles dias com sunset espetacular.
A Chandon Excellence Brut harmoniza bem com camarão.

feelings
Estivemos no Rio Grande do Sul em maio de 2019. Temperatura de outono variou de 13 a 22 graus. O tour pela adega da Chandon foi muito instrutivo. Conhecemos um pouco mais sobre as uvas e seu cultivo.

info
Mesmo sendo gratuita a visitação, é necessário fazer prévio agendamento pois há limite do número de pessoas por horário.
Um comentário em “Enoturismo no Brasil. Visitação e tour pela Chandon do Brasil. Vinhos Brasileiros. Vinhos espumantes do Sul do Brasil.”