Enoturismo no Brasil. Visitação, degustação e harmonização pelo Complexo Enoturístico Casa Valduga. Vinhos Brasileiros. Vinhos Sul do Brasil.

Olá enoturistas! Hoje compartilharei com vocês a minha visitação no Complexo Enoturístico da Casa Valduga localizado no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A Casa Valduga, além de ser uma das pioneiras no Enoturismo no Vale dos Vinhedos, é também pioneira na construção do primeiro complexo enoturístico. Ou seja, além dos vinhedos, caves e da enoboutique, o complexo tem gastronomia, restaurante Maria Valduga, e hospedagem, Pousada Storia, Pousada Gran, Pousada Identidade, Pousada Leopoldina e Pousada Raízes.

É uma estrutura grandiosa. Já são três gerações no comando da empresa que continua a seguir a sábia filosofia do senhor Luiz Valduga, o patriarca e fundador: “Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas bem feita.” E eles tem todos os motivos do mundo para se orgulhar dos produtos fabricados. Aliando tradição e tecnologia a marca é detentora de muitos prêmios nacionais e internacionais e já está presente em mais de 20 países.

Se você quer saber mais sobre: Viagem romântica pelo Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul. Viagem de casal e Enoturismo. Roteiro Romântico regado a muito vinho, clique aqui!

A Casa Valduga disponibiliza para o visitante três tipos de imersão no mundo do vinho: visitação, cursos e experiências.

Visitação. São 3 tipos de de tour.

  • Visitação tradicional. Aproximadamente 1h30m, degustação de 5 rótulos da casa e uma taça de cristal personalizada como souvenir;
  • Visitação noturna. Aproximadamente 3h, visita às dependências da vinícola (caves e linha de produção) com degustação de 4 rótulos, incluindo um vinho diretamente das barricas de carvalho e jantar com menu especial.
  • Visitação Ícones da Casa Valduga. Aproximadamente 2h, visita às dependências da vinícola, explanação acerca da elaboração dos vinhos, degustação especial com apresentação dos vinhos ícones da Casa Valduga, em espaço exclusivo junto à maior cave de espumantes da América Latina. Acompanha pães e queijo parmesão e uma taça de cristal personalizada como souvenir.

Cursos de degustação e harmonização. São 4 tipos de cursos.

  • Degustação – Segredos do mundo do vinho. Aproximadamente 4h, Visita às dependências da vinícola, explanação acerca da elaboração dos vinhos, apresentação dos vinhos, bem como das técnicas de degustação e serviços, com apostila eletrônica e uma taça de cristal personalizada como souvenir.
  • Harmonização – Sabores do mundo do vinho. Visita às dependências da vinícola, explanação acerca do serviço do vinho e da harmonização, e jantar harmonizado.
  • Harmonização – Queijos e vinhos. Visita às dependências da vinícola, explanações acerca da história e dos tipos de queijos, além da sua harmonização com vinhos e espumantes. Degustação e harmonização de 6 rótulos da casa, com apostila eletrônica e uma taça de cristal personalizada como souvenir
  • Harmonização – Chocolates e vinhos. Visita às dependências da vinícola, explanação sobre a história e produção de diferentes tipos de chocolates e técnicas de harmonização de chocolates e vinhos, além de aplicação de exercícios práticos sobre a harmonização.

Experiências. São 4 vivências para todos os gostos.

  • Wine Experience. Aproximadamente 3h, apresentação do processo de vinificação de vinhos e degustação de vinho base direto dos tanques. Degustação de vinhos com variados tempos de maturação, diretamente das barricas de carvalho. Degustação de espumantes com 12, 25 e 60 meses de maturação nas caves subterrâneas e uma taça de cristal personalizada como souvenir.
  • Festa da Vindima. O dia inteiro. Café da manhã sob os vinhedos centenários; Colheita das uvas em vinhedos da Casa Valduga; Pisa das Uvas; Almoço típico italiano, servido em ambiente em meio às pipas e apresentação teatral temática; Spa com produtos Vinotage no gramado da Casa Valduga com espumante e mesa de frutas; Visita às caves com degustação especial nas barricas e jantar harmonizado
  • My Exclusive Champenoise. Experiência criada para propiciar aos seus participantes a oportunidade de vivenciar intensamente o poder de ser enólogo de seu próprio espumante, ao longo de um final de semana.
  • Singolare Casa Valduga. Experiência criada para que o apreciador possa se tornar enólogo por um dia, elaborando seu próprio vinho.

Verifique informações detalhadas como datas, horários, preços e disponibilidade no site da empresa, Casa Valduga.

Passamos praticamente o dia todo no complexo Casa Valduga. Chegamos ainda pela manhã e ficamos perambulando pelo local. Estacionamos o carro dentro do complexo, fomos até a enoboutique e logo fizemos nossa inscrição, na área de cursos e eventos, para o curso de Queijos e Vinhos que seria à tarde. Eu já havia feito um pré-agendamento por e-mail. Já que estávamos por ali, decidimos conhecer a gastronomia do Restaurante Maria Valduga. O restaurante tem uma decoração lindíssima coberto em pedras de basalto e serve no estilo rodízio livre. Cardápio típico italiano: galeto ao primo canto, costela suína e, como especialidade, sequência de massas preparadas artesanalmente. As massas são fartas e saborosas. Vá preparado para comer! Saímos para dar uma caminhada, fazer a digestão e hora para o início do curso às 15h. Fomos recepcionados pela simpática enóloga que nos acompanhou por todo o Complexo Enoturístico Casa Valduga. Conhecemos a A Maior Cave de Espumantes da América Latina. No curso, a enóloga explanou sobre a história e os tipos de queijos e como conseguir fazer uma boa harmonização com os vinhos e espumantes. Foi uma deliciosa tarde. Superou todas as minhas expectativas. Degustamos e harmonizamos 6 rótulos da casa entre vinhos e espumantes. Se eu já gostava da Casa Valduga passei a admirar mais os produtos. Finalizamos a visitação na enoboutique que, além dos vinhos e espumantes, dispõe de cervejas, camisetas, cosméticos e acessórios para vinhos. É de enlouquecer qualquer visitante!

Até breve. Gi

Para saber mais sobre o Tour Gerações na Vinícola Salton, clique aqui!

Para saber sobre a visitação da Maison Chandon, clique aqui!

top spot

O meu vinho favorito foi o Terroir Chardonnay , o qual harmonizou tão bem com o queijo de ovelha que fiz meu marido passar lá na Casa da Ovelha para eu poder levar para a casa.

feelings

Estivemos no Rio Grande do Sul em maio de 2019. Temperatura de outono variou de 13 a 22 graus. Foi nosso último dia no Vale dos Vinhedos. E valeu cada hora dentro do complexo. Só tenho uma dica: planeje as datas e horários e, principalmente, pense no valor que você está disposto a gastar, pois garanto que, quando passar pela porta da enoboutique, você vai querer levar várias caixas de vinho para casa.

info

Não deixe de entrar em contato para verificar disponibilidade e fazer prévio agendamento, pois há limite do número de pessoas por horário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s