Viagem à Itália: Roma. Roteiro de 5 dias pela cidade eterna!

Boungiorno. Oi gente! Hoje quero compartilhar com vocês meu roteiro de 5 dias em Roma e todas as lugares favoritos dessa cidade histórica.

Eu sempre quis conhecer o Vaticano e toda a história que envolve esse lugar. Jamais imaginei que minha passagem por Roma pudesse ser tão maravilhosa quanto foi. Só um marido tão especial quanto o meu para fazer um casamento surpresa para mim em Roma. (Se você não conhece essa história, clique aqui!) Sim, antes que me perguntem, eu sou católica e louca por igrejas! Adoro entrar nas igrejas e admirar a arquitetura, as relíquias, a arte sacra e acima de tudo e o lugar que me sinto em paz!

Dia 1 – Chegada em Roma. Depois de uma manhã agitada, de muita felicidade e de ter o melhor almoço da vida, escolhi os passeios que estavam abertos na segunda-feira para não perder tempo e fui de noiva mesmo! (só troquei o sapato). Como foi uma surpresa, o casamento,  eu havia planejado um roteiro para a nossa primeira tarde em Roma. Sim… eu fui passear após todas as emoções! (não sei até agora como consegui aguentar de pé!) A primeira parada foi o imponente Colosseo (Coliseu). A principal ou a mais conhecida atração de Roma. É considerado o maior anfiteatro do mundo um dos grandes exemplos da arquitetura Romana. É um verdadeiro espetáculo. Saindo do Coliseu fomos caminhando até o que um dia foi o centro de Roma, Palatino e Fori Romani. Conta a história que os irmãos Rômulo e Remo nasceram no Palatino e que depois que Rômulo matou Remo fundou Roma! Será? Só sei que é um lindo museu a céu aberto. Para quem gosta de história pode tranquilamente passa horas e se perder por todas aquelas lindas ruínas. Você consegue imaginar como era naquela época todas as coisas que aconteciam nesses lugares tão importantes? Comprei o Roma Pass e essas atrações já estavam incluídas.

Dia 2 – Roma. Pela manhã fomos conhecer o Musei Vaticani . Parece que eu estava em um filme e que minha vida era maravilhosa. (não que não seja) Desde o primeiro dia eu só fui a lugares especiais e inigualáveis que eu estava pisando em nuvens. Roma é especial! Eu fiz a compra do ticket do museu pela internet e agendei o primeiro horário da manhã pois havia lido que era o melhor horário para visitar sem muita muvuca, pois é claro que sempre terá muita gente nos museus do Vaticano! O complexo é tão grande que são 9 museus. Você faz um percurso obrigatório, em uma ordem lógica, visitando vários ambientes com diferentes estilos de obras de arte que conduzem você até a cereja do bolo: a famosa Capela Sistina. Aqui nesta sala não é permitido nem filmar nem tirar fotos. Mas acredite, o conjunto de afresco pintados por Michelangelo vai ficar gravado na sua memória. Você lembra de ver na TV o processo da escolha de um novo Papa? É na Capela Sistina que os papas realizam o conclave. Não é demais? Não esqueça dar uma passadinha pelos jardins dos museus. É lindo! Continuando no caminho das artes entramos na Basílica de São Pedro. Eu fiquei perplexa ao entrar na Basílica que me deu vontade de sentar um banco daqueles e chorar de tanta emoção. Eu fiquei tão admirada com a beleza da Basílica que esqueci de subir até a cúpula. Uma pena! Saindo da Basílica tiramos muitas fotos na Praça de São Pedro e almoçamos numa pizzaria ali por perto (não recomendo pois é uma área muito turística e os preços também). Uma rápida rapadinha para tomar um gelato em uma simpática sorveteria. Seguimos então para o Castelo Sant’Angelo que fica ás margens do rio Tibre e tem uma vista 360 graus da cidade. Lá do alto do Castelo podemos avistar a Basílica de São Pedro. Dá para fazer muitas fotos lindas nesa atração. Em frente a entrada a famosa ponte Sant’Angelo que dá acesso ao Castelo, com suas lindas esculturas dos anjos feitas por Bernini. O passeio continuou margeando o rio Tibre. Passamos pela Piazza dei Tribunalli com magníficos edifícios e em frente uma pequena e charmosa feirinha de artesãos. A próxima parada foi na Piazza del Popolo. com suas 2 igrejas gêmeas Santa Maria Di Montesanto e Santa Maria dei Miracoli. A praça ainda conta com a igreja Santa Maria del Popolo, o mais antigo Obelisco de Roma e 2 fontes. Vale a pena perder um tempinho por aqui. Para descansar um pouco as pernocas, entramos no Il Baretto para um cafezinho esperto. O dia terminou na maior fonte barroca da Itália, Fontana di Trevi. Conta a lenda que quem jogar uma moeda na fonte retornará a Roma. Não pude deixar de jogar a minha, né! Como todos os que passam por lá querem repetir o feito, diariamente as moedas são recolhidas e todo o dinheiro arrecadado vai para a caridade. Vale a pena jogar a moeda, não é?

Dia 3 – Roma. Todos os dias para chegar até a estação central de trem, Termini, pegávamos um tram da linha Giardinetti– Roma. Contei isso para dizer que a condução era quase um bonde, super charmosa. Descemos próximo a Piazza Colonna e de longe já avistamos a Coluna de Marco Aurélio, homenagem feita após a sua morte para celebrar suas vitórias. Passamos em frente a Galleria Alberto Sordi, um prédio muito bonito por dentro e por fora. Se você estiver por ali não deixe de conferir seu belíssimo interior. Como eu não sou de ferro, precisei entrar na loja Zara para dar um olhada nas tendencias, né!hahah Conseguindo pelas belas ruas de roma, chegamos a Igreja Santa Maria Madalena. Sim, é a mesma que a história conta como reputação duvidosa. Outra vertente acredita que Maria Madalena foi esposa de Jesus. Isso rendeu livros e até um filme, O Código da Vinci, do escritor Dan Brown. Apesar da polêmica a igreja é muito bonita! Caminhar em Roma sempre é uma boa escolha, a cada esquina e praça você encontra lindos edifícios e muita historia. Continuando a caminhada chegamos ao Panteão, o edifício mais conservado da Roma antiga. É uma atração gratuita e sempre há longas filas. Seguindo a dica de um blog, fomos conhecer uma cervejaria. Sim, tem cerveja boa em Roma. Almoçamos na cervejaria Open Baladin. Um lugar moderno, muito agradável, com cerveja e comida boa. Depois de abastecidos fomos praticar uma atividade. #sqn A visita foi complexo ao Olímpico de Roma, Foro Italico. Infelizmente o estádio estava fechado naquele dia e não conseguimos chegar muito perto. É uma atração mais afastada do centro de Roma então separe umas horas a mais no seu roteiro. No final do dia fomos até o imponente Monumento a Vittorio Emanuelle II, o primeiro rei da Itália. A enorme escadaria toda em mármore branco e o terraço panorâmico são os principais atrativos. Uma das atrações que eu mais gostei de Roma.

Dia 4 – Roma. Deu um pouco de preguiça junto com o cansaço e decidimos descansar pela manhã. O almoço foi no Hard Rock Café para comemorar o aniversário do meu marido. Satisfeitos e super felizes depois de provar alguns drinques seguimos para o bairro mais charmoso de Roma: Trastereve. Antes uma rápida paradinha na Ponte Fabrício para fazer um charme dizendo que a ponte tem o mesmo nome do marido! Trastevere é mesmo encantador. Dá para se perder nas ruas de tantas coisas bonitas e históricas. Os edifício e casas parece que se combinam entre si. Como num cenário de filme, tudo arrumadinho. Me deu a impressão que as pessoas são felizes ali. Um lugar para não levar mapa e celular. Só ir caminhando e apreciando a paisagem. O bairro ficou muito conhecido pelo agito noturno mas acredito que atualmente também tem agito diurno. São muitos restaurante, praças, igrejas históricas, gelaterias. São muitas opções para fazer durante o dia. Retornando ao centro histórico de Roma, fomos até a famosa escadaria da Piazza di Spagna, que para variar estava lotada. Ali na praça fica uma perfumaria italiana muito legal de conhecer, a Acqua Di Parma. Além dos aromas incríveis a perfumaria conta com uma barbearia muito VIP. Os preços não são muito atrativos, mas se você estiver passando, entre para conferir. Logo em frente tem uma lojinha só de luvas. Achei tão curioso, nunca tinha vista tantas luvas e tudo quanto é cor e gosto. Pertinho dali fica o Antico Caffe Greco. Outro lugar para se admirar com calma. Este café está aberto desde foi inaugurado em 1760 e muitas personalidades passaram por ali. Quando entramos no café já percebemos um ar de elegância no ambiente. São mais de 300 obras e recordações históricas em exibição. E a decoração tradicional com seus móveis do Século XIX nos remetem o interior dos castelos. Foi realmente um lugar fabuloso de se conhecer. A noite fomos jantar num restaurante/padaria que passávamos todos os dias em frente para pegar o tram. Pensem em uma comida boa! O restaurante Fatti di Farina era muito descolado, com uma decoração com acessórios de boxe. A tradicional pasta italiana e o vinho italiano encerraram nosso dia comemorativo com chave de ouro.

Dia 5 – Roma. Nosso último dia em Roma foi sem muito roteiro. Um dia para comprinhas, voltar em alguns lugares e se despedir da cidade eterna. Lembra o restaurante/padaria do dia anterior? Fomos tomar o café da manhã lá. E foi tão delicioso quanto jantar. Recomendo! Pegamos o tram até a Piazza della Repplubica. A praça é uma grande rotatória com uma enorme e bela fonte no centro. Está rodeado por lindos edifícios como as Termas de Diocleciano e a Basílica Santa Maria deglie Angeli.  Almoçamos no Eataly que estava no caminho. para agradecer tudo de bom que estávamos vivendo em Roma, retornamos a igreja que casamos no primeiro dia, Basílica Papal Santa Maria Maggiore. Pude conhecer e ver e melhor os detalhes já que no dia do casamento eu só tinha olhos para o meu amor. A basílica é a maior das 26 igrejas de roma dedicadas à Virgem Maria. No seu interior conserva estilos diferentes do período do Renascimento e Barroco. Os mosaicos de idade Sistina que representam um ciclo de histórias do Velho Testamento é uma das singularidades da basílica assim como o altar por Ferdinando Fuga e a Relíquia do Santo Berço e o Batistério. Na basílica está enterrado o famoso escultor Gian Lorenzo Bernini. Vale muito a pena incluir a basílica no roteiro.

Até breve. Gi

top spot

A Cervejaria Open Baladin é um lugar muito legal e pouco turístico.

As fragrâncias da Acqua di Parma deixam a gente com um pouquinho da Itália.

feelings

Visitamos Roma e o Vaticano na segunda quinzena de Maio de 2017. A temperatura variou entre 13 e 24 graus. Fez calor o tempo todo. Várias das atrações você pode fazer caminhando, pois quase tudo fica no centro da cidade e bem perto uma da outra. Roma, tem muitas igrejas para quem gosta, como não dá para visitar todas senão você só faz isso, sugiro fazer uma listinha das igrejas que você não quer deixar de conhecer. Vá com um calçado confortável e leve uma garrafinha pois, a água de Roma é potável e grátis. Basta ter uma garrafinha e você vai enchendo com água fresca, quando encontrar as fontes que são espalhadas por toda cidade, também conhecidas como Nasone ( narigão). Antes de ir a Roma, leia tudo sobre a história da cidade e dos lugares que você gostaria de conhecer. Isso facilita um monte pois você não perde tempo tentando descobrir em outra língua sobre o local. Compre antecipadamente o ingresso para os Museus do Vaticano. E se possível, vá no primeiro horário que não é tão aglomerado. Apesar de termos comprado o Roma Pass e com ele ter evitado a fila do Coliseu, acho que não valeu a pena. Compramos muitos vinhos bons no mercado por um preço bem pequeno. Para quem gosta de tartufo vale muito a pena comprar os azeites e trazer para casa. Roma é uma cidade incrível e eu gostaria muito de voltar.

info

Atenção: Alguns museus e atrações turísticas não estão abertas na segunda-feira. Pesquise para se programar. Do aeroporto você pode pegar um trem rápido que vai direto a principal estação da cidade, o Leonardo Express. Não existe cobradores no transporte público, os italianos acreditam que você pagou a passagem. Não tente andar de transporte público sem paga. A multa, se o fiscal te abordar, é bem cara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s