6 Coisas que você não pode deixar de fazer em Roma.

Oi pessoal! Fiz uma listinha de coisas para fazer em Roma e separei as vou compartilhar com vocês um pouquinho das 6 coisas que eu mais gostei de ROMA. Foi difícil reduzir chegar a esse número pois Roma é maravilhosa de todos os cantos e ângulos.

Se você não viu o meu roteiro por Roma e quer saber mais sobre as atrações da cidade eterna, clique aqui!

PRIMEIRA: MASSA ITALIANA.

Vai parecer clichê, mas não deixe de provar a MASSA ITALIANA. Eu sei que você provavelmente tem um prato favorito, mas deixe suas preferências de lado e ouse novos sabores. Ora, você estará na terra das massas então cada dia peça um prato diferente para se deliciar! Não se limite ao spaghetti alla carbonara (eu amo!). Atenção: Para os italianos as refeições são sagradas e existe todo um ritual. Primeiro tem a entrada, depois a MASSA ou um risotto, depois uma carne ou peixe, seguida de acompanhamentos. As etapas não se misturam.

INSULTO PARA OS ITALIANOS.

❌Não peça mais queijo parmesão e nem salpique na massa com frutos do mar;

❌Não corte o pão com a faca. Use as mãos para parti-lo;

❌Se ficou molho no seu prato, pegue um pedaço de pão e termine o molho;

❌Não corte o pão com a faca. Use as mãos para parti-lo;

Capuccino é apenas no café da manhã;

❌Beba água ou vinho para acompanhar as refeições.

SEGUNDA: BASÍLICA DE SÃO PEDRO.

Não deixe de incluir no seu roteiro e apreciar toda a beleza artística da BASÍLICA DE SÃO PEDRO.Eu sempre quis conhecer o Vaticano. Tinha muita curiosidade de ver todas as obras de artes e toda a rica história que o esse lugar conta. Fiquei estarrecida quando entrei na Basílica de São Pedro. Não tinha ideia para onde olhar primeiro. Tem tantas coisas para apreciar que podia tranquilamente passar o dia inteiro lá dentro só admirando as incríveis obras de arte. Apesar de não ser a obra mais importante da Basílica, o que ganhou o meu coração ❤️, foi o imponente baldaquino de bronze, que decora o altar papal, sobre o túmulo de São Pedro. Foi o primeiro projeto de Bernini na Basílica. É uma peça barroca riquíssima com quatro colunas, duas adornadas com a coroa e a chave de São Pedro e as outras duas com a espada e o livro, símbolos de São Paulo. Sabem o que é mais louco? Diante desse lugar com imensa riqueza de história e arte, eu era como uma moedinha na Fontana di Trevi, mas não me senti pequena. Senti uma paz e tranquilidade tão grande quanto a beleza do lugar.


CURIOSIDADES DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO: São Pedro foi um dos 12 apóstolos e é considerado o primeiro bispo de Roma. A Basílica contou com a participação de Michelangelo e Bernini em sua construção. Os fieis costumam tocar os pés da Estátua de São Pedro, obra de Arnolfo di Cambio, para pedir proteção e por conta disso um dos pés da estátua está mais gasto do que o outro. Se você tiver curiosidade pode fazer uma visita à Necrópole, onde está o túmulo de São Pedro, basta agendar com muita antecedência. Todos os Papas da história estão sepultados na Basílica. Para esculpir a imagem do Papa morto costumavam chamar o melhor escultor da época. Você pode observar o resultado desse trabalho na perfeição dos rostos esculpidos em mármore.

TERCEIRA: TRASTEVERE.

Passear por TRASTEVERE é a TERCEIRA DICA do que você não pode deixar de fazer em ROMA. Sabe aquele lugar pitoresco e cheio de charme das pequenas cidades? Foi o que eu achei desse bairro que é muito famoso pelo agito noturno. Como eu sou uma pessoa “do contra”, fui passear na parte da tarde. Roma é cortada pelo rio Tibre e para chegar a Trastevere você tem que passar por alguma linda ponte. O nome Trastevere em latim significa “além do Tibre”. A ponte Sisto é a mais conhecida para a travessia até Trastevere. As ruas do bairro são estreitas feitas de paralelepípedos e as construções são baixas com estilo medieval. É um lugar para conhecer caminhando e sem pressa. Você encontrará muitas praças, restaurantes, padarias, gelaterias, igrejas históricas, parques e monumentos históricos. É um local muito frequentado pelos romanos e tem agradado muito os turistas. Também quem não gosta de estar em um local assim tão versátil e encantador?

EXPERIÊNCIA LOCAL! Se você curte uma experiencia local diferente, que tal entrar no restaurante “O palavrão”. Um lugar que combina boa comida, cantigas romanas e muitos insultos. É isso mesmo! A tradição desse local é você ser insultado pelos garçons.

QUARTA: ANTICO CAFFÉ GRECO.

Conhecer o ANTICO CAFFÉ GRECO é a QUARTA coisa que você não pode deixar de conhecer em ROMA. Além de gostar muito de café, sentar em um lugar agradável com aquele aroma do cafezinho no ar é muito meu estilo. Mas não foi por conta disso que entrei nesse lugar! O Antico Caffé Greco está localizado bem no coração de Roma, na Via Condotti (rua das compras de luxo) e é o café mais antigo de Roma. Desde que foi inaugurado em 1760 nunca fechou as portas! E aí ele chamou minha atenção. O lugar é realmente lindo! Quando você entra no ambiente já consegue perceber a elegância do café. A decoração é tradicional com seus móveis do século XIX, os papeis de paredes com cores berrantes que nos remetem ao interior dos castelos, muitas pinturas e esculturas adornam o ambiente. São mais de 300 obras e recordações históricas em exibição. É praticamente um museu! Muitos escritores, filósofos, pintores, escultores e músicos ajudaram a tornar o lugar muito conhecido. Goethe, Liszt, Wagner e até Buffalo Bill passaram por lá. Se você quer conhecer um lugar repleto de história e tradição não deixe de ir ao Antico Caffé Greco, mesmo que seja só para admirar a decoração e fazer umas fotos.

DEVO ME SENTAR? Quero avisar a vocês que existe uma grande diferença de preços entre você consumir no balcão ou sentar-se em uma cadeira, “Luis XV”, confortável e ser gentilmente servido por um garçom de fraque. Se você não se importa com o preço e sim com o momento, escolha uma mesa para chamar de sua por alguns minutos. Senão, saiba que a diferença chega a ser mais de 10 euros.

QUINTA: MONUMENTO A VITTORIO EMANUELLE.

Meu QUINTO caso de amor em ROMA é o MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE II. É um edifício enorme localizado na praça Venezia. O imponente monumento tem 135 metros de largura e 70 de altura. Para você conseguir tirar uma foto dele inteiro tem que atravessar a rua e parar no meio da praça. Atenção, você está em ROMA. Muito cuidado ao atravessar a rua! A escadaria toda em mármore branco e as grandiosas estátuas em bronze são belíssimas. O Monumento foi construído para homenagear Vittorio Emanuele II o primeiro rei da Itália. O majestoso edifício abriga em seu interior o Instituto para a história do Ressurgimento e o Museu Central do Ressurgimento. Uma curiosidade que não tinha entendido quando eu estava lá foi ver um fogo rodeado por guardas. Agora eu sei que é a chama eterna custodiada por soldados, sinalizando a tumba do soldado desconhecido. A visitação ao museu é gratuita. Vale a pena incluir no roteiro nem que seja só para passar pela frente e tirar muitas fotos, caso você não tenha intenção de conhecer o interior ou o terraço.

TERRAÇO PANORÂMICO. Um dos maiores atrativos do monumento é a linda vista panorâmica que se tem da Terrazza del Vittoriano. Para subir até o topo do monumento é preciso entrar num dos elevadores panorâmicos. Atração paga.

SEXTA: CASTELO SANT’ANGELO.

A SEXTA dica do que você não pode deixar de fazer em ROMA é conhecer o CASTELO SANT’ANGELO. O Castelo tem uma localização espetacular! Fica às margens do rio Tibre e próximo ao Vaticano. Atualmente é um museu, mas foi construído sobre as ruínas do antigo Mausoléu do Imperador Adriano. O Castelo atravessou muitas fases. Imaginem que até os papas chegaram a morar lá, e a pedido de um deles, foi construída uma passagem entre o Castelo e o Vaticano. Parece coisa de filme! O lugar é encantador por fora e por dentro. São seis níveis com passarelas, escadas, áreas abertas, arte e um bar/café super charmoso. A vista lá de cima é de 360 graus de ROMA. INCRÍVEL!

VISITAÇÃO GRATUITA. Anota aí para não esquecer. Nos meses de outubro até março, todo o primeiro domingo do mês, museus e sítios arqueológicos são gratuitos em Roma. Eu fui em maio, paguei pela atração e posso afirmar que não me arrependi nenhum pouco.

Você tem muitas coisas que não pode deixar de conhecer em ROMA, mas compartilhei por aqui algumas as minhas favoritas. Claro que se for possível voltar a ROMA vou encontrar mais coisas imperdíveis. Aqui se come bem, tem excelentes vinhos e tudo que posso se imaginar sobre cultura e história.

Até breve. Gi

top spot

Essa massa da foto é do cardápio do meu casamento em ROMA. O restaurante foi o La Vecchia Conca @lavecchiaconca, pertinho do coliseu. Pedimos Tornnarelli Lacio Pepe e Fiori di Zucca e Tortelloni com Funchi Porcini e Tartufo. Não tenho palavras para descrever a quão maravilhosa foi essa refeição.

feelings

Roma tem uma poder tão impressionante sobre os turistas. Não conheço ninguém que não goste desse destino.

info

Se você gosta de passear com tranquilidade pelas atrações compre o Roma Pass. Você pode usar tanto no transporte público quanto em museus e atrações . Mas antes de comprar faça seus cálculos e comparações para saber se vale a pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s