Viagem à Suíça: Golden Pass Line. De Genebra a Zurique de Trem.

Hallo! Quero compartilhar com vocês minha experiência cruzando a Suíça da maneira que eu mais tenho gostado de fazer: de trem! Um voo de Genebra para Zurique é de aproximadamente 50 minutos, mais as horas do aeroporto, mais o traslado do aeroporto até o centro da cidade, seriam no mínimo umas 4 horas. Então, a “diferentona” aqui quis ir de trem! Pensei que poderia aproveitar, já que teria que cortar o país de ponta a ponta, para apreciar as lindas paisagens da Suíças. Foi praticamente 1 dia todo de traslado de Genebra para Zurique.

Mas não queria ir de qualquer jeito. Investi um dinheirinho para fazer o passeio de trem Panorâmico. O GOLDEN PASS LINE é um trem panorâmico que faz a linha Montreux até Lucerne.

Como eu estava em Genebra antes de subir no GOLDEN PASS, peguei um outro trem para chegar até Montreux. Aqui eu vou deixar um aviso: sempre cheguem com antecedência no aeroporto, na estação de trem ou de ônibus. Nós tínhamos que pegar uma sequência de trens até o destino final que era Zurique e a nossa sorte foi que somos sempre adiantados. Eu tinha na minha cabeça que o trem partia às 9h, Só que não era 9h da estação de Genebra, era 9h de Montreux! Foi muita sorte que chegamos à estação de Genebra um pouco antes das 8h e conseguimos pegar o trem para estar em Montreux às 9h. Sufoco! Mas deu certo!

Passado o contratempo, o trem de Genebra até Montreux foi rápido, aproximadamente 1h e já estávamos na cidade para o início do passeio. A rota completa do Golden Pass Line é feita em 3 trechos Montreux a Zweisimmenn, Zweisimmenn a Interlaken Ost e Interlaken Ost a Lucerne. No primeiro trecho, de Montreux a Zweisimmenn, você pode optar pelo trem Clássico ou pelo Panorâmico. Optamos pelo panorâmico. A viagem se inicia com o trem passando por cima do lago e logo entrando em um túnel. Assim que o trem termina a subida, começam as paisagens de conto de fadas. Um pasto verdinho que parece que foi nivelado, florestas alpinas, vaquinhas de embalagem de chocolate e muitos vilarejos fofos. Arriscamos comprar um cafezinho dentro do trem e pagamos 4,60 francos suíços pela experiência! hahaha O garçom que nos atendeu falava “apenas” 6 idiomas, incluindo o português. Foram aproximadamente 2h nesse trajeto agradável.

No segundo trecho, de Zweisimmenn a Interlaken Ost, você deve pegar sua bagagem no compartimento para desembarque e embarque no próximo. Sim, são 3 trechos com 3 trens diferentes. Nesse trecho o trem atravessa o Simental e segue o Lago Thun. Avistamos muitas casas que são uma pintura de tão perfeitas. Típicos chalés com as fachadas impecáveis. Uma região bem camponesa. Aqui houve mais um imprevisto: havia 2 paradas com praticamente o mesmo nome, Interlaken e Interlaken Ost, e nós não sabíamos exatamente a diferença. Em geral, na maior parte dos trens existem gravações que avisam os pontos de paradas. Descemos na estação errada e tivemos que tomar o próximo trem! Esses trens não são só turísticos. Aventuras de viagem! Também são utilizados pelos locais como meio de transporte comum. Você verá muitas pessoas entrando e saindo a cada parada. Foram aproximadamente 1h30min nesse trajeto.

O último trecho da rota, de Interlaken Ost a Lucerne, não poderia ser diferente dos outros. Chega uma hora que você pensa que irá se cansar de ver tantas paisagens linda. Aí vem um lago com um tom de azul ou verde magnifico e ao fundo os famosos alpes suíços como Eiger, o Mönch e o Jungfrau, o pasto todo verdinho e florid. Tive a sensação de sentir o aroma de tudo mesmo estando dentro do trem. Tudo se encaixa tão perfeitamente que parece surreal. Esse trajeto foi feito em torno de 2h.

O passeio todo durou em torno de 5h30min e deixou na minha memória imagens que são indescritíveis. Fiz muitos vídeos e tirei muitas fotos mas nada se compara a estar lá vivenciando o momento. Não foi um passeio barato, mas valeu cada franco suíço e cada minuto da viagem! Quando chegamos em Lucerne , ainda pegamos um outro trem até Zurique. Chegamos na estação central de Zurique já no final do dia.

Nossa aventura pela terras Suíças foi inesquecível e minha próxima visita por lá será para explorar cada lugar desse que só vi a bordo do trem.

Até breve. Gi

top spot

O trem panorâmico do trecho Montreux a Zweisimmenn foi espetacular.

feelings

Fizemos esse passeio segunda quinzena de Maio de 2017. Fiz a compra antecipada dos bilhetes pela internet. Até agora, esse foi o passeio de trem mais incrível que eu já fiz. As paisagens eram muito mais bonitas do que nas fotos que eu tinha visto na internet. Apesar de ter levado muitas horas para fazer a rota completa, eu nem percebi o tempo passar de tão abismada que eu estava. Em um dos trechos, passamos pela famosa cidade Gstaad, onde fica o Hotel mais luxuoso da Suíça e também é o destino de férias para muitas celebridades. Espero voltar a Suíça e fazer a outra linha de trem com o passeio pelo Alpes. ,

info

Para esse passeio você precisa comprar os trechos separadamente. O Swiss Pass cobre esse passeio. O trajeto também pode ser feito na direção oposta ao que eu fiz, de Lucerne até Montreux. A rota pode ser feita em quase trinta horários todos os dias. Para quem quer os vagões especiais da Golden Line, há somente 8 trens diários. Você pode contratar um serviço fast de bagagem para não ter que subir e descer as malas nos 3 trechos.

Um comentário em “Viagem à Suíça: Golden Pass Line. De Genebra a Zurique de Trem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s