Viagem à Alemanha. O que fazer em Munique, Alemanha.

Hallo! Munique é mundialmente famosa pela maior festa de cerveja do mundo, a Oktoberfest. Mas não é só de cerveja que a cidade vive. Claro, que as cervejarias são atrações imperdíveis na cidade mas posso confirmar que entre uma cerveja e outra você encontrará uma cidade com muita tradição e ao mesmo tempo surpreendente. Compartilho com vocês o que eu mais gostei da cidade.

DIRNDL. Como falar de Munique sem falar da OKTOBERFEST uma das maiores festas populares que eu conheço! E, pra mim, OKTOBERFEST tem que ter cerveja, salsicha e traje típico!O popular traje típico alemão ou germânico por aqui são inspirados no vestuário dos imigrantes alemães que aqui chegaram há muito tempo. Como na Alemanha o clima é frio, os trajes são mais pesados, com muito tecido. Diferentemente no Brasil, que faz calor, os trajes passaram por algumas adaptações climáticas, tais como tecidos mais leves e blusas de manga curta. Cada região da Alemanha tem um tipo específico de traje. Alguns são usados no cotidiano e outros são especiais para vestir nas festas.

Para as moças que, como eu, adoram o famoso Dirndl (conjunto formado por um vestido rodado, blusa branca rendada e avental), fiquem atentas a amarração do laço do vestido! Conta a lenda que o laço do traje típico deve ser amarrado de acordo com o estado civil. É isso mesmo Fridas!

  • Laço para frente: se você é virgem, pura;
  • Laço para trás: se você é viúva, ou caso tenha perdido seu companheiro (no meio das costas);

Laço para esquerda: se você é solteirinha e está em busca de alguém; e

Laço para direita: se você tem um Fritz para chamar de seu.

DIRNDL OKTOBERFEST BLUMENAU

Vocês sabiam que o município de Blumenau, em Santa Catarina, tem até uma Lei Municipal que dispõe sobre o acesso de pessoas de pessoas vestidas em trajes típicos aos eventos culturais promovidos pelo município? (Lei Municipal n. 7.886, de 10 de setembro de 2013).

Clique aqui para ver o post sobre o traje típico alemão, DIRNDL.

ALLIANZ ARENA. Allianz Arena é o estádio oficial do intitulado Bayern de Munique. O estádio foi reformado em 2005 para a Copa do Mundo da Alemanha. Para os fãs de futebol e para os acompanhantes também (hahaha) é possível para um tour para conhecer as principais áreas do famoso estádio.

O tour passa pelas arquibancadas superiores as inferiores, vestiários, sala de entrevistas pós jogo finalizando no túnel de entrada até o campo. Essa foi uma das partes mais legais do tour. Você segue dos vestiários ao gramado ao som do hino da Champions League.  A visita continua no Museu do Bayern de Munique e se encerra na mega loja do clube. Tem vídeo lá no meu Instagram.

BMW Munique. Sim, esse perfil é super democrático e tem atrações para todos os gostos! Hahaha Os amantes dos motores vão adorar conhecer o complexo da BMW em Munique. O complexo reúne a fábrica, os prédios da administração e o museu da marca. Tem exposição de automóveis da marca, motocicletas, retirada de veículos comprados, concessionária, loja, tem posto para recarga de veículos elétricos e eventos. Muitas novidades e inovações automobilísticas. O tempo da visita só depende de você! Se você estiver com fome pode aproveitar o restaurante ou a lanchonete. E se você quiser mostrar tudo para seus coleguinhas ao vivo, a loja disponibiliza gratuitamente wifi para os visitantes. O museu conta toda da história da marca cronologicamente e traz alguns protótipos que antecipam o futuro da marca. Dessas atrações eu preciso carregar o meu marido para fora! Hahaha

O carro da foto é o BMW Isetta. Produção iniciada em 1955. Aqui no Brasil entre 1956 a 1961 foi produzido Romi-Isetta.

PARQUE OLÍMPICO. O Olympiapark, além de ser lindo tem uma história muito legal. Após a Segunda guerra Mundial foram trazidos para essa área a maior parte dos escombros da cidade de Munique. Os escombros foram utilizados no projeto paisagístico e viraram lindas colinas artificiais do parque. Não é legal?

Com uma área verde de mais 300 hectares o Parque Olímpico foi construído em 1972 e hoje é o lugar preferido dos moradores para passear, fazer piquenique e praticar esportes.

Uma das atrações turísticas do parque é a Olympiaturm. Uma torre de televisão de 290 metros de altura que permite uma boa visão da cidade. Se quiser fazer uma refeição pode tentar o restaurante giratório. Eu não consigo comer e girar ao mesmo tempo! hahaha

ENGLISCHER GARTEN. Eu posso afirmar para vocês que esse é o parque mais bonito que visitei. O Englischer Garten é um dos maiores parques urbanos do mundo! Pasmem, supera o Central Park, em Nova York. Ele fica no coração de Munique e tem mais de 400 hectares de área verde. Não tenha pressa por aqui.

O parque oferece 2 Biergarten, várias zonas de jardins e inúmeras atividades como trilhas para caminhadas, ciclistas e corredores (são 78km), campos recreativos de futebol, quadras de tênis e vôlei. Tudo muito agradável aos olhos e ao coração. Ainda assim encontrei uma coisa que prendeu mais minha atenção. Lá no meio do meu passeio, avistei alguns surfistas. Como assim Gi, surfistas no meio do parque na Alemanha? O parque é cortado por um grande canal artificial, Eisbach, e em uma parte do canal existe um degrau no fundo, fazendo com que a força da água gere uma onda permanente. Se você estiver passando por ali pare para assistir. Os surfistas fazem uma fila e vão realizando manobras cada um na sua vez. Os corajosos surfistas estão por ali no verão e no inverno! É muito show.

A atividade do surf no local é permitida, mas recomendada apenas para profissionais. Tem vídeo lá no meu Instagram.

SCHLOSS NEUSCHWANSTEIN. Qual é a mulher que nunca sonhou em morar um castelo influenciada pelas belas histórias infantis? EU SONHEI SIM, COM CERTEZA! hahaha

O tímido Rei Ludwig II, construiu o Castelo Neuschwanstein para se afastar das pessoas. Agora, seu refúgio tornou-se um dos destinos turísticos mais populares da Alemanha.

O castelo foi construído para ser um mundo imaginário e poético para o rei. Um lugar para ele se distanciar das pessoas e sonhar. O castelo tem 200 cômodos e conta com pinturas inspiradas nas óperas de Richard Wagner.

Neuschwanstein fica no alto de uma colina. É uma construção de arquitetura romântica que reflete os ideais e desejos do seu dono. Para quem se animou a subir a pé, como eu, da entrada até o Castelo são aproximadamente 1,5 km. É uma subida e tanto.

O Castelo Neuschwanstein não fica em Munique. São 130 km de distância. Fica perto de Schwangau e Füssen, no Allgäu. O caminho para o castelo inicia na vila de Hohenschwangau. Você precisa comprar um ticket e só visitará o interior do castelo no horário marcado.

Acredito que, no final, a ideia original do Rei Ludwig II, de construir um lugar utópico, foi difundida. Fez com que o próprio Walt Disney se inspirasse para a criação do castelo da Bela Adormecida e apresentasse ao mundo todo um lugar para sonhar.

Tschüss!

👉Tem post do meu roteiro de 6 dias em Munique. Clique aqui!

Até breve. Gi

top spot

O Englischer Garten com certeza é o parque mais bonito que já fui. Se estiver em Munique aproveite para passear de bike ou fazer um piquenique.

Para quem gosta dentro da loja dá personalizar sua camisa do Bayern na hora. Você coloca o seu nome e pode escolher um número.

feelings

Visitamos Munique no final de maio, inicio de junho de 2017. A temperatura variou entre 13 e 28 graus. A cidade tem muito tradição com sua história e construções antigas mas ao mesmo tempo é uma cidade cheia com movimento, que não parou no tempo. Cultural e inovadora. Apesar de eu ter gostado bastante de conhecer Munique foi a cidade que fui menos bem tratada como turista. Também vimos muitos imigrantes pedindo nas ruas do centro de Munique. O passeio até o Castelo Neuschwanstein foi maravilhoso mas dentro do castelo não tem muitas coisas para ver. É mais pela vista. Se quiser economizar faça a foto fora do Castelo e siga viagem. Os copos de cerveja geralmente são de 1 litro. Geralmente eu e meu marido dividíamos o copo.

info

No transporte público, é necessário validar os bilhetes antes de entrar. Se pretende fazer um bate e volta para Salszburg, na Áustria com uma agência local, verifique quais os dias disponíveis assim que chegar em Munique.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s