Cervejas em Munique, Alemanha. Tour pelas cervejarias e degustações.

Hallo! Tem como falar da Alemanha sem falar de CERVEJA? Claro que não! Até porque por onde você passa encontra um biergarten e muita gente feliz. Então separei algumas marcas que eu provei direto da “fonte”. Hahaha

Cerveja HB Hofbräuhaus. A Hofbräuhaus foi fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera para atender apenas da realeza. Oh pessoal que gosta de beber. Hahaha Só em 1828 a casa foi aberta ao público por ordem do rei Ludwig I (aquele do casamento que originou a Oktoberfest).

Em 1945, a cervejaria foi completamente destruída durante os bombardeios e só foi reinaugurada em 1958, onde está a atual construção.

A Hofbräuhaus é a cervejaria mais famosa em Munique e já é uma atração turística da cidade. Carinhosamente chamada de HB, a casa fica lotada de pessoas todos os dias da semana.

Se você ficou com vontade de visitar a cervejaria e não tem como ir até Munique, saiba que a famosa cervejaria tem uma filial em belo Horizonte! #ficaadica

Cerveja Augustiner Bräu. No centro de Munique está o prédio da cervejaria mais antiga de Munique, e desde 1885 abriga o local onde a cerveja é produzida, e de onde sai para ser distribuída pela cidade e também para a Oktoberfest. A cervejaria data de 1328, foi criada pela ordem dos monges Agostinianos. Acompanhando a filosofia e o espírito de Santo Agostinho, a empresa até hoje é controlada por um fundo de caridade (51%) e pela família Wagner (49%). Traduzindo: Além de você degustar uma boa cerveja ainda pratica o bem! Não é maravilhoso?

Cerveja König Ludwig. Em 1516 o Duque Wilhelm IV promulgou a famosa lei de Pureza, Reinheitsgebot, que permitia apenas o uso de 3 ingredientes na produção de cervejas: a água, o malte e o lúpulo. É de longa data a história da realeza Bávara com a cerveja!

A partir de receitas da realeza Bávara, a König Ludwig é uma linha de cervejas produzidas e aperfeiçoadas ao longo dos séculos. Desde 1976 o príncipe Luitpold da Baviera assumiu a cervejaria e passou a cuidar pessoalmente do controle de qualidade e excelência das cervejas. Conhecida coma, a cerveja do rei, os rótulos das garrafas são estampados com o brasão da família real, Wittelsbach, como se fosse um selo de garantia de cerveja da alteza real.

Cerveja Löwenbräu. Uma das mais tradicionais cervejarias alemãs, a Löwenbrau abriu as portas ao público em 1883 no endereço atual. Durante  período da Oktoberfest na Löwenbrau acontece a After Wiesn. O nome Löwenbräu em alemão significa cervejaria do leão e tem suas origens no fundador da cidade de Munique, Duque Henry Guelph, que tinha o apelido de Leão.

A Löwenbräu tem um lindo e amplo biergarten, um terraço arborizado com capacidade para mil pessoas. Durante os meses do verão, os habitantes locais costumam vestir seus trajes tradicionais e ir até lá para relaxar e, é claro, beber cerveja. A cerveja está presente na Oktoberfest da cidade de Munique desde sua primeira edição realizada em 1810.

O grupo ainda conta com as cervejarias Spaten e Franziskaner, contudo garantem terem preservado cada uma a sua identidade e receita.

Cerveja Paulaner. A Paulaner, também fundada por monges que leva o nome da cervejaria, foi fundada em 1634. Os monges empreendedores decidiram produzir um “pão líquido”, já que em época de Quaresma só podiam se alimentar de pão e água. A cerveja que sobrava eles doavam aos pobres ou vendiam nas tavernas do mosteiro. Em 1634, data da fundação, os produtores locais apresentaram uma queixa ao prefeito para proibir os monges de vender sua cerveja caseira. Mas eles não obtiveram êxito, graças aos santos!

A primeira Paulaner Bräuhaus foi inaugurada em 1989 e está localizada na zona turística de Munique. A marca é a patrocinadora oficial do FC Bayern. Ficou muito famosa por promover festas de celebrações com cerveja gratuita no centro da cidade quando o time ganha campeonatos. É a cerveja mais facilmente encontrada aqui no Brasil. Não tive a oportunidade de ir até a cervejaria mas a cerveja é muito boa então nada mais justo do que provar!

Se você não viu o meu roteiro em Munique, clique aqui!

Até breve. Gi

top spot

A cervejaria Augustiner Bräu foi a que eu mais gostei. Fomos a dois locais diferentes. Um fica próximo ao Schloss Nymphenburg e a outra foi no endereço principal no centro de Munique. Aprovado!

feelings

Visitamos Munique no final de maio, inicio de junho de 2017. Os copos de cerveja geralmente são de 1 litro. Cerveja não é a minha “bebida oficial”, então normalmente eu e meu marido dividimos o copo. A cervejaria Hofbräuhaus é a mais turística, se você procura tranquilidade não vá lá.

info

Todas as cervejarias tem algum tipo de visitação ou espaço para degustação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s